O gerenciamento de crise é um conjunto de procedimentos e ações que estuda os possíveis perigos em potencial que uma empresa pode ter, a fim de minimizar os impactos e identificar as soluções de melhoria antes mesmo que o colapso empresarial ocorra. Uma crise, seja ela motivada por fatores internos ou externos, pode trazer consequências graves para uma empresa, e é justamente a falta de uma boa gestão dela que faz com que muitos modelos de negócio tenham que fechar as portas.
Algumas estratégias devem ser adotadas nesse momento atravessado pela empresa, como o diagnóstico da situação vivenciada, a investigação da causa-raiz do problema enfrentado, a identificação dos aspectos do negócio mais afetados pela crise, a construção de um plano de ação sólido, a mensuração e o acompanhamento dos resultados do enfrentamento da crise.
O diagnóstico pode resultar apenas em medidas de gestão extrajudicial de crise ou envolver ações judiciais para uma mudança de cultura (turnaround) e reestruturação da empresa com o auxílio do judiciário.
Resumidamente, overview é o conjunto de estratégias que devem ser criteriosamente estudadas e adotadas de forma tática neste momento atravessado pela empresa. Em português, visão global, a overview traduz a identificação por meio de diagnósticos dos erros e dos acertos de uma experiência anterior, o que corrobora para evitar, ou ao menos minimizar, as crises presentes e futuras. Portanto, é importante que toda empresa adote uma sistemática de overview, estando ou não atravessando um período de crise.
Desta forma, é relevante a avaliação multidisciplinar por profissionais qualificados e com expertise na área (contadores, administradores e advogados) para auxiliar na adoção das estratégias adequadas para cada contexto de crise empresarial.
Por:
Camila Fenalti Salla OAB/RS 115.177
Augusto Becker OAB/RS 93.239