Atuar na área médica envolve riscos constantes. O Conselho Nacional de Justiça registra, em média, 25 mil ações judiciais por erro médico ajuizadas a cada ano. Uma forma de amenizar os riscos que envolvem a atuação médica é a contratação de seguro para médicos.
O seguro para médicos surge como uma forma eficaz de prevenção, uma vez que ele garante uma indenização para o titular em casos de processos e indenizações movidos por pacientes. Duas modalidades de seguro para médicos que vêm sendo bastante procuradas são o seguro de responsabilidade civil e o seguro intercorrência.
O seguro de responsabilidade civil protege o médico contra danos financeiros causados por processos movidos por pacientes.
Dependendo da apólice, ele cobre o pagamento de indenizações e também de assessoria jurídica.
Já o seguro intercorrência garante o pagamento das despesas médico-hospitalares decorrentes de complicações que podem ocorrer com pacientes. Isso evita que o profissional comprometa o capital do seu consultório, hospital ou clínica.
Seguir a carreira médica implica em uma série de desafios. Como se trata de uma profissão com riscos específicos, é fundamental contar com coberturas personalizadas. Por isso, é importante a avaliação de um profissional habilitado com expertise na área para auxiliar na escolha do seguro mais adequado para cada médico a depender de sua especialidade e atuação.
Por:
Camila Fenalti Salla – OAB/RS 115.177